Frinape
Programação Eventos Shows
Mídia
Notícias Expositores
Imprensa
Contato

NOTÍCIA

Seminário traz referências do comércio eletrônico para Erechim

Um dos mercados que mais cresce no Brasil e no mundo será tema de um evento específico durante o Salão do Empreendedor. É o Seminário de Comércio Eletrônico, que ocorre no próximo domingo, 8 de novembro, das 10h às 18h, no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), na rua Henrique Salomoni, s/n. A iniciativa do SEBRAE/RS integra a Frinape, em Erechim.

 

O Seminário de Comércio será realizado em parceria com a E-Commerce Brasil. A técnica de Gerência de Soluções do SEBRAE/RS, Marie Christine Julie Mascarenhas Fabre, conta que o evento propõe uma temática inovadora como alternativa de negócio para os empresários da região. “Buscamos o E-Commerce Brasil para a curadoria de conteúdo, pois eles são referência no País”, complementa a técnica.

A diretora-executiva do E-Commerce Brasil, Vivianne Vilela, abrirá o evento e fará a mediação das palestras. “Preparamos um seminário todo customizado para os pequenos negócios”, relata. “A ideia é apresentar os pilares do comércio eletrônico, que são logística, planejamento e vendas, para que os participantes saiam do seminário e consigam fazer ou demandar as ações para o planejamento e abertura de sua loja on-line”, destaca.

ecommerce_-_varejo_online_-_sebraers_-_banco_de_imagens site

 

Em alta na crise

No ano passado, o comércio eletrônico movimentou R$ 35,8 bilhões no Brasil, uma expansão de 24%. Só no primeiro semestre deste ano, o segmento faturou 16% a mais que no mesmo período de 2014, chegando a R$ 18,6 bilhões. E, por incrível que pareça, a crise favorece esse tipo de compra. Pesquisa realizada pelo Webshoppers 3e – eBit aponta que, neste cenário econômico de maior instabilidade, os e-consumidores reportaram que nos dois primeiros trimestres do ano a intenção de compra no comércio eletrônico seria maior, uma vez que a internet possibilita uma aquisição mais planejada ao permitir que preços e produtos sejam comparados com grande facilidade antes da decisão.

A 2ª pesquisa nacional realizada em parceria entre o SEBRAE Nacional e o E-Commerce mostrou dados muito interessantes sobre os canais de venda e o porte das empresas. Por exemplo, 84% dos MEIs possuem somente e-commerce para comercialização de seus produtos e serviços. E 59% das microempresas estão restritas a esse canal de comercialização. Outro dado relevante, obtido na pesquisa, demonstra que 75% do faturamento dos negócios que atuam com e-commerce é concentrado em pequenos negócios. No entanto, esses empreendimentos enfrentam um desafio importante. “A mortalidade das micros e pequenas com lojas on-line é grande, pois o processo de entrada é simples, mas a lógica gerencial é muito complexa e demanda mapeamento e agilidade nos processos em cada etapa, além das mudanças constantes e inerentes ao meio digital”, alerta o estudo. Essa conclusão reforça a importância das informações sobre o setor e do planejamento para ingressar no mundo dos negócios virtuais de forma bem-sucedida.

 

Confira a programação completa do Seminário de Comércio Eletrônico:

  • 10h – 10h40min:  Cenário do comércio eletrônico no Brasil. Desafio e oportunidades para as MPEs com Vivianne Vilela – Diretora-Executiva do E-Commerce Brasil
  • 10h40min – 11h40min: Como estruturar uma pequena operação de vendas pela internet, com Rodrigo Maruxo – consultor e professor de gestão em comércio eletrônico e marketing digital
  • 12h – 14h – Almoço
  • 14h – 14h30: Talk show: o dia a dia na gestão de uma pequena loja on-line, com Eduardo Bento – Gerente de E-Commerce da Elare.com
  • 14h30min – 15h30min: Gestão de custos e formação de preços no e-commerce: aprenda como gerenciar os custos e formar preços de venda, com Samuel Gonsales – Gerente de Produtos e Parcerias da Millennium Network
  • 15h30min – 16h00 – Intervalo
  • 16h – 16h40min: Logística e fretes: gerenciamento de custos e dificuldades para ter a logística como diferencial competitivo, com André Santos – Executivo do Mercado Envios, soluções logísticas do Mercadolivre.com
  • 16h40min – 17h20min:  Venda mais por todos os canais, com Augusto Rocha – Sales Partner na Pmweb Marketing Cloud Services
  • 17h20min – 18h: Estratégias de marketing digital para pequenas empresas, com Estevão Rizzo – Diretor de Marketing e Novos Negócios no Grupo WTW

 

Sobre o Salão do Empreendedor:

O Seminário de Comercio Eletrônico faz parte do Salão do Empreendedor, uma realização do SEBRAE/RS, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Banco do Brasil, Sicredi, Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), Ecomídia, Senai, Senac, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim, MarketUp e QIPU.

As atrações definidas para o evento são: Espaço Canvas, Atendimento SEBRAE, Espaços Conceito Virtuais, Arena Empreendedora – Inovação e Tecnologia e Educação Empreendedora, Soluções SEBRAE (Começar Bem, SEI – SEBRAE Empreendedor Individual, No Campo, Na Medida – fortalecendo sua empresa e SEBRAE Mais – programa para empresas avançadas), Oportunidades de Negócio, Central de Oportunidades, Rodadas de Negócio, oficinas e capacitações e Biblioteca Interativa SEBRAE.

 

Confira a programação completa aqui!