O Salão do Empreendedor, que ocupará o Pavilhão 2 do Parque da ACCIE, durante a Frinape 2015, terá destaque para inovação, além de programação diversificada para estimular os novos negócios, reunindo informação, tecnologia e inovação aos visitantes. O objetivo do espaço é apresentar oportunidades de negócio, com expositores dos setores de franquia, comércio e serviço, indústria e agronegócio. Os visitantes poderão conhecer as oportunidades e identificar qual o tipo mais indicado ao seu perfil empreendedor. Para ter acesso ao Salão do Empreendedor é necessário fazer um cadastramento prévio que pode ser feito no site do Sebrae. O acesso também pode ser feito pelo site da feira:www.frinape.com.br.
Em sua primeira edição, o Salão do Empreendedor, iniciativa do Sebrae/RS e realizado em parceria com o Sebrae Nacional, Associação Brasileira de Franchising (ABF), Banco do Brasil, Sicredi, Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), Ecomídia, Senai, Senac, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim, MarketUp e QIPU, que integra a programação da Frinape 2015, contará com capacitações, atendimento e espaços interativos, além de informação sobre a abertura de novos negócios, inovação e competitividade. A Arena Empreendedora vai reunir atividades como palestras, oficinas e desafios tecnológicos, com o objetivo de estimular características inovadoras.
Haverá uma série de desafios direcionados para estudantes, como automação, moda e robótica. No desafio de moda, por exemplo, o participante deverá desenhar e confeccionar uma mini-coleção no período de dois dias, focando, certamente, as questões inovadoras que podem ser aplicadas. Como prêmio, os vencedores receberão cursos da entidade. A programação de tecnologia compreende, ainda, workshop de programação, amostra de protótipos de robótica e palestra sobre o Programa Jovem Cientista.
Nesse tema, um dos destaques será o desafio proposto por duas empresas da região, Cavaletti e Barão, destinado à automação industrial para a inspeção de peças seriadas. A atividade será realizada nos dias 7 e 8 de novembro, das 10h às 21h, direcionada a alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE). A proposta é unificar conhecimento teórico e prático para solucionar processos industriais, utilizando a eletroeletrônica e a automação.
Educação empreendedora
A Arena Empreendedora também será palco da final estadual do Desafio Universitário Empreendedor. Os 40 melhores colocados na etapa virtual da premiação participarão de uma disputa presencial entre os dias 14 e 15 de novembro. Essa competição vai definir quem irá à final nacional, em Brasília. Durante o evento, ainda haverá uma série de atividades voltadas à educação empreendedora, com metodologias inovadoras direcionadas para professores e estudantes do ensino fundamental, médio e superior.
O espaço contará com a oficina Novas Ideias de Negócio com Lego Serious Play, realizada pela empresa Think Out; o Next Makers Day, coordenado pela empresa Pulsar; Simpósio Educação Empreendedora Universidades, com o curso Aprendizagem Ativa da Autonomia; Design Thinking para Educadores, voltado a professores da educação básica; além de atividades destinadas a estimular o empreendedorismo social com estudantes, com a Escola Convexo e Shoot the Shit.
Espaço de Capacitação
O Salão do Empreendedor vai fomentar novos negócios e a abertura de empresas, por meio de oficinas, palestras, atendimentos, estimulo à inovação e atividades com interação tecnológica. O Espaço de Capacitações apresenta a diversidade de temas que a entidade oferece. É a primeira vez que o Sebrae irá realizar algo assim no interior, se tornando de grande importância, por disseminar ainda mais a cultura empreendedora.
As atividades não necessitam de inscrição prévia, apenas o cadastramento para ter acesso ao Salão do Empreendedor. A proposta deverá atender tanto os empreendedores que já possuem empresa quanto aqueles que pensam em trabalhar por conta própria e estão buscando uma ideia. Serão 80 atividades distribuídas nos nove dias de programação para um público estimado em 2 mil pessoas.
Serão três salas de oficinas disponíveis: nas áreas de beleza e estética (entre elas técnicas de maquiagem e manicure); informática (redes de computadores e hardware), essas duas promovidas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); e simuladores de máquinas pesadas, idealizada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Entre as palestras, a programação oferece os temas de estilo pessoal, coaching com foco na formação de líderes, e a sucessão de negócios familiares no campo.
ATRAÇÕES
As atrações para o evento são: Espaço Canvas, Atendimento Sebrae, Espaços Conceito Virtuais, Arena Empreendedora – Inovação e Tecnologia e Educação Empreendedora, Soluções Sebrae (Começar Bem, SEI – Sebrae Empreendedor Individual, No Campo, Na Medida – fortalecendo sua empresa e Sebrae Mais – programa para empresas avançadas), Oportunidades de Negócio, Central de Oportunidades, Rodadas de Negócio, oficinas e capacitações e Biblioteca Interativa Sebrae.