Espaço reunirá mais de 60 agroindústrias e uma variedade de produtos da agricultura familiar
A Frinape 2024, que acontecerá de 14 a 24 de novembro no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), terá uma celebração especial para a agricultura familiar, um dos pilares da economia regional. O Pavilhão da Agricultura Familiar, promovido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater/RS Ascar e a Secretaria de Agricultura Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim, com apoio do Sutraf-AU, será um dos principais espaços de exposição e comercialização de produtos. O local reunirá cerca de 60 agroindústrias, além de expositores de artesanato rural e flores cultivadas na região.
O pavilhão tem como objetivo principal valorizar e dar visibilidade às agroindústrias familiares, permitindo que o público conheça uma diversidade de produtos artesanais da região, como queijos, cachaças, vinhos, embutidos, mel e outros alimentos típicos, além de artesanato e plantas ornamentais. De acordo com Fernanda Tacca Angonese, coordenadora da Comissão da Agricultura Familiar e gerente regional da Emater, o espaço é uma oportunidade para promover a economia local e destacar a importância da agricultura familiar para o Alto Uruguai. “Queremos oferecer aos visitantes uma experiência que valorize o trabalho e o talento dos familiares agricultores, mostrando a riqueza de nossa produção rural”, afirma.
O espaço, criado para fortalecer a economia local, é viabilizado pela SDR por meio do Programa Estadual de Agroindústria Familiar. “Esse espaço é uma oportunidade para mostrar ao público a força e a qualidade dos produtos locais, permitindo aos agricultores uma conexão direta com os consumidores”, destaca Fernanda. Além das 60 agroindústrias, o pavilhão abrigará 10 expositores de artesanato rural e cinco expositores de flores.
PROGRAMAÇÃO TEMÁTICA E TÉCNICA
Em frente ao pavilhão, os visitantes encontrarão um espaço dedicado às ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social do RS, com temas que serão explorados durante os dias de evento, proporcionando uma experiência educativa contínua:
- Turismo e Paisagismo Rural: de 14 a 16 de novembro
- Segurança e Soberania Alimentar e Plantas Medicinais: 17 e 18 de novembro
- Defesa Sanitária: 19 e 20 de novembro
- ABC+ (Agricultura de Baixo Carbono): 21 e 22 de novembro
- Fruticultura: 23 e 24 de novembro
Além disso, um evento sobre crédito rural será realizado no dia 18 de novembro, às 16h30, no Miniauditório, abordando oportunidades de financiamento e apoio para pequenos produtores. No dia 19 de novembro, o II Seminário Regional Socioassistencial reunirá mulheres e famílias rurais no auditório do Polo de Cultura, discutindo temas específicos para o fortalecimento social no campo e promovendo uma visão inclusiva e sustentável para o desenvolvimento rural. Já no dia 21 de novembro, no Auditório do Pólo de Cultura, a partir das 8h, ocorrerá a edição regional de Erechim dos Seminários Regionais do Programa Estadual de Agroindústria Familiar. Ainda no dia 21 de novembro, às 16h30, haverá uma reunião sobre o Programa de Sementes Forrageiras, também no Pólo de Cultura, com a participação de diversas entidades, incluindo Emater/RS-Ascar, Embrapa Trigo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e Cooperativas.
UM CONVITE PARA CONHECER E VALORIZAR O CAMPO
A Frinape 2024, realizada pela ACCIE e pela Prefeitura de Erechim, com o apoio de patrocinadores como Cavaletti Cadeiras Profissionais, Unimed Erechim, Sicredi, Brahma, Banrisul, SLFibra, Sicoob e Cresol, promete ser um evento acessível e enriquecedor para todos os públicos. No Pavilhão da Agricultura Familiar, o público terá a oportunidade de conhecer de perto o trabalho, a qualidade e a inovação presentes nas agroindústrias da região, fortalecendo a valorização da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável do Alto Uruguai.
Com o lema de união entre tradição e inovação, o Pavilhão da Agricultura Familiar da Frinape 2024 será um espaço para celebrar e apoiar aqueles que mantêm viva a cultura rural e movimentam a economia local, contribuindo para um futuro mais sustentável e próspero. 30.10.2024