Frinape
Programação Eventos Shows
Mídia
Notícias Expositores
Imprensa
Contato

NOTÍCIA

Orquestra de Brinquedos será uma das grandes atrações da Cidade da Cultura

Uma banda em que não apenas os instrumentos são de brincadeira, mas também os músicos. Essa é a proposta da Orquestra de Brinquedos, show que integra a programação da Cidade da Cultura, da Frinape 2015. A apresentação será no dia 7 de novembro, data da abertura oficial da Feira, às 15 h, no Palco do 1º andar do Polo de Cultura.

Orquestra-de-Brinquedos-2

O espetáculo, feito para crianças de diferentes idades, tem cenário e figurinos que remetem a uma caixa de brinquedo. No palco, cinco soldadinhos de chumbo ganham vida quando alguém lhes dá corda ou os toca com uma varinha mágica, e é assim que o público descobre que os brinquedos, na verdade, são músicos talentosos. Personificados por Yanto Laitano (piano e teclado), Beto Chedid (guitarra e cavaquinho), Filipe Narcizo (baixo), Fábio Ly (bateria e washboard) e Marina Mendo (acordeom), os personagens apresentam O Trenzinho do Caipira (Villa-Lobos), Felicidade (Lupicínio Rodrigues), Pezinho (folclore gaúcho), Marcha Soldado, o tema da Nona Sinfonia (Beethoven) e outras composições conhecidas do público, em divertidos e criativos arranjos. Tudo é executado com instrumentos em miniatura e brinquedos.

O espetáculo inicia como um cortejo, com os soldadinhos marchando pelo meio do público enquanto tocam sinos musicais. Em seguida, a orquestra sobe ao palco e toca, de verdade, com instrumentos de brinquedo como guitarra, baixo, piano, trompete, teclado, acordeon e sinos musicais.

A Orquestra de Brinquedos é um projeto do premiado músico Yanto Laitano, que assina a direção musical do espetáculo, além de representar um dos soldadinhos. Ele iniciou a concepção da Orquestra de Brinquedos quando entrou em uma loja de instrumentos musicais e viu um jogo de sininhos coloridos com notas musicais diferentes e concluiu que seriam capazes de tocar melodias em conjunto.

Na mesma loja, também havia uma bateria e um piano de brinquedo que, somado aos sinos e a outros instrumentos de brinquedo, comporiam uma espécie de orquestra. Imaginou que os músicos também deveriam ser transformados em brinquedos e veio a imagem de soldadinhos de chumbo.

 

Ficha técnica:

Direção e Arranjos: Yanto Laitano

Músicos: Yanto Laitano, Fábio “Musklinho” Ly, Filipe Narcizo, Beto Chedid e Marina

Mendo

Som: Thomas Dreher

Luz: Marguinha Ferreira

Figurinos: Daniel Lion