Uma banda em que não apenas os instrumentos são de brincadeira, mas também os músicos. Essa é a proposta da Orquestra de Brinquedos, show que integra a programação da Cidade da Cultura, da Frinape 2015. A apresentação será no dia 7 de novembro, data da abertura oficial da Feira, às 15 h, no Palco do 1º andar do Polo de Cultura.
O espetáculo, feito para crianças de diferentes idades, tem cenário e figurinos que remetem a uma caixa de brinquedo. No palco, cinco soldadinhos de chumbo ganham vida quando alguém lhes dá corda ou os toca com uma varinha mágica, e é assim que o público descobre que os brinquedos, na verdade, são músicos talentosos. Personificados por Yanto Laitano (piano e teclado), Beto Chedid (guitarra e cavaquinho), Filipe Narcizo (baixo), Fábio Ly (bateria e washboard) e Marina Mendo (acordeom), os personagens apresentam O Trenzinho do Caipira (Villa-Lobos), Felicidade (Lupicínio Rodrigues), Pezinho (folclore gaúcho), Marcha Soldado, o tema da Nona Sinfonia (Beethoven) e outras composições conhecidas do público, em divertidos e criativos arranjos. Tudo é executado com instrumentos em miniatura e brinquedos.
O espetáculo inicia como um cortejo, com os soldadinhos marchando pelo meio do público enquanto tocam sinos musicais. Em seguida, a orquestra sobe ao palco e toca, de verdade, com instrumentos de brinquedo como guitarra, baixo, piano, trompete, teclado, acordeon e sinos musicais.
A Orquestra de Brinquedos é um projeto do premiado músico Yanto Laitano, que assina a direção musical do espetáculo, além de representar um dos soldadinhos. Ele iniciou a concepção da Orquestra de Brinquedos quando entrou em uma loja de instrumentos musicais e viu um jogo de sininhos coloridos com notas musicais diferentes e concluiu que seriam capazes de tocar melodias em conjunto.
Na mesma loja, também havia uma bateria e um piano de brinquedo que, somado aos sinos e a outros instrumentos de brinquedo, comporiam uma espécie de orquestra. Imaginou que os músicos também deveriam ser transformados em brinquedos e veio a imagem de soldadinhos de chumbo.
Ficha técnica:
Direção e Arranjos: Yanto Laitano
Músicos: Yanto Laitano, Fábio “Musklinho” Ly, Filipe Narcizo, Beto Chedid e Marina
Mendo
Som: Thomas Dreher
Luz: Marguinha Ferreira
Figurinos: Daniel Lion