Frinape
Programação Eventos Shows
Mídia
Notícias Expositores
Imprensa
Contato

NOTÍCIA

Mais de 34 mil pessoas nos dois primeiros dias da Frinape 2015

Mais de 34 mil pessoas passaram pela Parque da ACCIE nos dois primeiros dias da Frinape 2015. No primeiro dia, 7 de novembro, 8.426, acessaram ao evento pelas bilheterias, sendo que muitas pessoas entraram antes dos portões abrirem, em razão da abertura oficial, que ocorreu às 10 h, com a presença de autoridades, entre elas, o vice-governador do Estado do RS, José Paulo Dorneles Cairoli. Presentes, também, o deputado Gilberto Capoani, representando a Assembleia Legislativa do Estado do RS; o prefeito de Erechim, Paulo Polis; a vice-prefeita Ana Oliveira, o presidente do Poder Legislativo, Fernando Barp, o presidente da ACCIE e presidente da Frinape 2015; o coordenador das Comissões da Frinape, Gilberto Pezzin.

Ainda prestigiaram a solenidade  a Juíza Diretora do Fórum, Dra. Adria Atz; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS, Fábio de Oliveira Branco, que também ocupa o cargo de Conselheiro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RS; o Secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo; o Diretor Superintendente do Sebrae/RS, Derly Cunha Fialho; o Presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, que também representou o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR); o Vice-Presidente da Famurs, Ederildo Paparico Bacchi; o presidente da AMAU, Milton Cantele, prefeito de Campinas do Sul; diversos prefeitos da região; o vice-Presidente e Diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE, Odacir Klein; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/RS, Carlos Schütz; o deputados federais e estaduais; o Comandante do 13º BPM – Ten. Cel. Pedro Wilson Ferreira Pacheco; o Reitor da Universidade Regional Integrada – URI – Erechim, Prof. Luiz Mario Silveira Spinelli; entre outros.

A solenidade iniciou com o discurso da Rainha da Frinape 2015, Laura Pedott Lansana, que destacou sua origem, Jacutinga, município com 4 mil habitantes. Falou sobre as Princesas, sendo que uma é de  Itatiba do Sul e outra de Getúlio Vargas, assim como as Princesas Étnicas da feira, mencionando que são frutos desta terra que se chama Alto Uruguai. Também citou as comissões, em especial, a Social que as acompanha dia e noite.

Laura afirmou que o compromisso dessas 10 mulheres que compõem a Corte da Frinape 2015 é intenso, algumas vezes pesado, outras vezes doído, mas sempre, muito marcante. “Visitamos cidades, fomos ao encontro de pessoas amadas. Deixamos nossos sorrisos como carta esperando a resposta que é a vinda de todos vocês. Conhecemos realidades diferentes. Conversamos com pessoas que sofrem por não terem algo que para nós, é, de certa forma, normal, básico…  Asfalto, infraestrutura e logística. Asfalto é caminho, é encontro, é desenvolvimento, é compromisso”, sentenciou. Segundo a Rainha da Frinape 2015, “o compromisso está na nossa alma, carregamos no peito o orgulho de ser quem somos, de vir de onde viemos e de nunca esquecermos do nosso lugar. Nosso compromisso é esse. Não esquecer do abraço, das palavras, das lágrimas, do encanto do encontro. A união da Frinape se faz desta forma. Quando nossos compromissos são reais. Quando temos paixão, responsabilidade e brilho nos olhos”, enalteceu.

Rainha-Laura-Pedott-Lansana

Ao encerrar, Laura citou uma frase, do prefácio do livro da Erechim – Memórias do Passado, Retratos no Presente, escrita por Romeo Madalozzo que diz: “todo grupo que aceita dirigir uma entidade, procura dar o melhor de seus esforços, o completo amor à causa e faz tudo o que for possível para marcar uma época.” E complementou: “nosso trabalho, por resumo,  é este e tem o mesmo sentido: marcar uma época, deixar registrado nos livros, nas fotografias e na memória de cada um de vocês o que realizamos para fazer história”. Encerrou convidando a todos para participarem da feira.

O presidente da ACCIE e presidente Executivo da Frinape 2015, Claudionor Mores, após fazer a sua saudação a todos que colaboraram para que a Frinape deste ano fosse realizada e com tamanha diversidade, afirmou que foram muitos os desafios para chegar a este momento, mas com a união de todos, instituições e pessoas, público e privado, isso foi possível. Dentre esses desafio, citou a famosa crise. E afirmou: “acredito que todos nós aqui já podemos dar aulas sobre ela, vivenciamos, vivemos e já  saimos e sairemos desta também”.

Lembrou de uma frase de Albert Einstein, que diz que se pretendemos que as coisas mudem é preciso mudar o jeito de fazê-las, acrescentando que a crise é a melhor bênção para pessoas e países, pois traz progresso e criatividade. Sem crise não há desafios e é na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise supera a si mesmo sem ficar superado. E destacou que “é com este espírito de coragem de enfrentar desafios e de superar a crise que a Frinape acontece, buscando ser inspiração e trazer conhecimento para novos negócios e parcerias. Esta Frinape é a feira da união, da diversão, da diversidade e da cultura, com foco nos jovens e pequenos empresários, visando valorizar a força do nosso trabalhador”, declarou. Segundo ele, a Frinape 2015 é uma oportunidade para apresentar as potencialidades da região.

abertura-frinape

Ao dizer que o parque estava pronto para receber os visitantes, listou as principais atrações da Frinape 2015. Conforme falou, a partir da agricultura, da indústria, do comércio e dos serviços, nasce a motivação e esperança de dias melhores. Mores agradeceu a todos que ajudaram a chegar até aqui.  Finalizando, agradeceu ao Patrono, Maximino Tormen, e aos homenageados, Deoclécio Corradi e Mário Cavaletti, por terem aceitado compartilhar com todos este momento de grande significado para toda a região. E conclamou: “que a Frinape seja um espaço para famílias conviverem estes dias, crianças fazerem descobertas importantes e empresas uma grande vitrine para seus produtos e negócios”.

 

PATRONO E HOMENAGEADOS

Durante a solenidade, foram homenageados o Patrono da Frinape 2015, Maximino Tornem, e as personalidades: Deoclécio Corradi e Mário Cavaletti, que compartilharam com os ideais da ACCIE como presidentes e conselheiros: Deoclécio na Gestão 2008-2010, assim como protagonista do livro editado pela ACCIE, “Erechim: Memórias do Passado Retratos no Presente”; e Mário Luiz Cavaletti, presidente na gestão 2010-2012, também como um grande incentivador e voluntário das Frinapes, contribuindo para o crescimento da ACCIE e o desenvolvimento de Erechim e da Região.