Mais de 34 mil pessoas passaram pela Parque da ACCIE nos dois primeiros dias da Frinape 2015. No primeiro dia, 7 de novembro, 8.426, acessaram ao evento pelas bilheterias, sendo que muitas pessoas entraram antes dos portões abrirem, em razão da abertura oficial, que ocorreu às 10 h, com a presença de autoridades, entre elas, o vice-governador do Estado do RS, José Paulo Dorneles Cairoli. Presentes, também, o deputado Gilberto Capoani, representando a Assembleia Legislativa do Estado do RS; o prefeito de Erechim, Paulo Polis; a vice-prefeita Ana Oliveira, o presidente do Poder Legislativo, Fernando Barp, o presidente da ACCIE e presidente da Frinape 2015; o coordenador das Comissões da Frinape, Gilberto Pezzin.
Ainda prestigiaram a solenidade a Juíza Diretora do Fórum, Dra. Adria Atz; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS, Fábio de Oliveira Branco, que também ocupa o cargo de Conselheiro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RS; o Secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo; o Diretor Superintendente do Sebrae/RS, Derly Cunha Fialho; o Presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, que também representou o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR); o Vice-Presidente da Famurs, Ederildo Paparico Bacchi; o presidente da AMAU, Milton Cantele, prefeito de Campinas do Sul; diversos prefeitos da região; o vice-Presidente e Diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE, Odacir Klein; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/RS, Carlos Schütz; o deputados federais e estaduais; o Comandante do 13º BPM – Ten. Cel. Pedro Wilson Ferreira Pacheco; o Reitor da Universidade Regional Integrada – URI – Erechim, Prof. Luiz Mario Silveira Spinelli; entre outros.
A solenidade iniciou com o discurso da Rainha da Frinape 2015, Laura Pedott Lansana, que destacou sua origem, Jacutinga, município com 4 mil habitantes. Falou sobre as Princesas, sendo que uma é de Itatiba do Sul e outra de Getúlio Vargas, assim como as Princesas Étnicas da feira, mencionando que são frutos desta terra que se chama Alto Uruguai. Também citou as comissões, em especial, a Social que as acompanha dia e noite.
Laura afirmou que o compromisso dessas 10 mulheres que compõem a Corte da Frinape 2015 é intenso, algumas vezes pesado, outras vezes doído, mas sempre, muito marcante. “Visitamos cidades, fomos ao encontro de pessoas amadas. Deixamos nossos sorrisos como carta esperando a resposta que é a vinda de todos vocês. Conhecemos realidades diferentes. Conversamos com pessoas que sofrem por não terem algo que para nós, é, de certa forma, normal, básico… Asfalto, infraestrutura e logística. Asfalto é caminho, é encontro, é desenvolvimento, é compromisso”, sentenciou. Segundo a Rainha da Frinape 2015, “o compromisso está na nossa alma, carregamos no peito o orgulho de ser quem somos, de vir de onde viemos e de nunca esquecermos do nosso lugar. Nosso compromisso é esse. Não esquecer do abraço, das palavras, das lágrimas, do encanto do encontro. A união da Frinape se faz desta forma. Quando nossos compromissos são reais. Quando temos paixão, responsabilidade e brilho nos olhos”, enalteceu.
Ao encerrar, Laura citou uma frase, do prefácio do livro da Erechim – Memórias do Passado, Retratos no Presente, escrita por Romeo Madalozzo que diz: “todo grupo que aceita dirigir uma entidade, procura dar o melhor de seus esforços, o completo amor à causa e faz tudo o que for possível para marcar uma época.” E complementou: “nosso trabalho, por resumo, é este e tem o mesmo sentido: marcar uma época, deixar registrado nos livros, nas fotografias e na memória de cada um de vocês o que realizamos para fazer história”. Encerrou convidando a todos para participarem da feira.
O presidente da ACCIE e presidente Executivo da Frinape 2015, Claudionor Mores, após fazer a sua saudação a todos que colaboraram para que a Frinape deste ano fosse realizada e com tamanha diversidade, afirmou que foram muitos os desafios para chegar a este momento, mas com a união de todos, instituições e pessoas, público e privado, isso foi possível. Dentre esses desafio, citou a famosa crise. E afirmou: “acredito que todos nós aqui já podemos dar aulas sobre ela, vivenciamos, vivemos e já saimos e sairemos desta também”.
Lembrou de uma frase de Albert Einstein, que diz que se pretendemos que as coisas mudem é preciso mudar o jeito de fazê-las, acrescentando que a crise é a melhor bênção para pessoas e países, pois traz progresso e criatividade. Sem crise não há desafios e é na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise supera a si mesmo sem ficar superado. E destacou que “é com este espírito de coragem de enfrentar desafios e de superar a crise que a Frinape acontece, buscando ser inspiração e trazer conhecimento para novos negócios e parcerias. Esta Frinape é a feira da união, da diversão, da diversidade e da cultura, com foco nos jovens e pequenos empresários, visando valorizar a força do nosso trabalhador”, declarou. Segundo ele, a Frinape 2015 é uma oportunidade para apresentar as potencialidades da região.
Ao dizer que o parque estava pronto para receber os visitantes, listou as principais atrações da Frinape 2015. Conforme falou, a partir da agricultura, da indústria, do comércio e dos serviços, nasce a motivação e esperança de dias melhores. Mores agradeceu a todos que ajudaram a chegar até aqui. Finalizando, agradeceu ao Patrono, Maximino Tormen, e aos homenageados, Deoclécio Corradi e Mário Cavaletti, por terem aceitado compartilhar com todos este momento de grande significado para toda a região. E conclamou: “que a Frinape seja um espaço para famílias conviverem estes dias, crianças fazerem descobertas importantes e empresas uma grande vitrine para seus produtos e negócios”.
PATRONO E HOMENAGEADOS
Durante a solenidade, foram homenageados o Patrono da Frinape 2015, Maximino Tornem, e as personalidades: Deoclécio Corradi e Mário Cavaletti, que compartilharam com os ideais da ACCIE como presidentes e conselheiros: Deoclécio na Gestão 2008-2010, assim como protagonista do livro editado pela ACCIE, “Erechim: Memórias do Passado Retratos no Presente”; e Mário Luiz Cavaletti, presidente na gestão 2010-2012, também como um grande incentivador e voluntário das Frinapes, contribuindo para o crescimento da ACCIE e o desenvolvimento de Erechim e da Região.