Realizado no sábado, 26, teve como foco mostrar a importância do evento no cenário regional
A Corte da Frinape 2015, integrada pela Rainha Laura Pedott Lansana, pelas Princesas Lurian Fenske e Kalisley Nicóli Ferranti, juntamente com as Princesas Étnicas: Afro-brasileira Carolina Nunes Soares, Alemã Maria Cristhina Tonatto Hillesheim, Israelita Gabriela Carolina Szuchman, Italiana Gabriela Comin, Polonesa Gabriela Stankiewicz e Prenda Nathália Gonçalves Spagnol, participaram no sábado, 26, de um encontro organizado pela Comissão Social que teve como objetivo promover uma integração e repassar informações importantes sobre a Feira, que se realiza de 7 a 15 de novembro.
A abertura foi feita pela presidente da Comissão Social, Cristiane Dill, que motivou a todos a se entrelaçarem lembrando da importância da união de todos para o sucesso da feira e explicou sobre os objetivos do encontro. Logo após, falou o publicitário e fotógrafo Beto Hachmann, que fez um relato das Frinapes passadas, desde a primeira edição, realizada em 1966. Em seguida, o professor Julio Brondani abordou as feiras em que esteve à frente como presidente Executivo, cinco edições. Brondani comentou a importância de cada edição para o desenvolvimento local e regional. Para ele, fazer um evento desta natureza é um desafio, que é vencido com compromisso e comprometimento dos realizadores com a cidade. Ao se dirigir à Corte, falou que este momento em suas vidas será único e acrescentou: “vocês ficarão muito cansadas e, ao ficarem cansadas ficarão realizadas, pois terão cumprido uma jornada de grandes realizações”. E acrescentou que “o que vai ficar na vida de vocês é a grandiosidade de terem participado da construção de um grande projeto”, finalizou.
O presidente da ACCIE, Claudionor Mores, explanou sobre o significado da união da feira em torno de toda região, destacando o slogan: A Feira que nos une. Falou para as jovens que elas estão representando seus avós e bisavós, a história e a cultura de um povo que deve ser preservada.
Em seguida, o coordenador geral das Comissões da Frinape 2015, Gilberto Pezzin, falando em agenda positiva, apresentou a estrutura da Feira de 2015, explicando a responsabilidade de cada comissão e quem as compõem. A jornalista Maria Lúcia Carraro Smaniotto falou sobre Cerimonial e Protocolo e como deve ser a conduta da corte em momentos oficiais, que acontecerão durante os 9 dias da feira.
DESEJO, DETERMINAÇÃO E DISCIPLINA
Após o almoço, preparado por integrantes da Comissão Social, a Mestre em Psicologia Lia Mara Ines Albertoni Rohenkohl palestrou para as jovens sobre o legado que a corte deixa na história da cidade e da região, o seu papel de representatividade e levou ao debate a importância da união e do trabalho em equipe. Segundo ela, para se ter sucesso no cumprimento dessa missão serão necessários três Ds: desejo, determinação e disciplina.
Finalizando o dia, que foi considerado por todas como altamente produtivo, foi realizada uma Roda de Conversa entre a Corte e a Comissão Social, onde foram firmados alguns pactos para o bom andamento dos trabalhos durante a realização da Frinape 2015.