O Centro Cultural 25 de Julho ficou lotado, na última terça-feira, 20 de outubro, para as apresentações artísticas do Pré-Evento Frinape 2015: Projeto Artista Cidadão – Cultura a Serviço do Cidadão. Foram 16 apresentações de diferentes grupos amadores da cidade e variadas modalidades, como coral, teatro, dança, música, poesia e outras expressões artísticas. O espetáculo foi promovido pela Frinape 2015 e Observatório Social de Erechim.
A abertura do evento foi feita pelo Coordenador Geral das Comissões da Frinape 2015, Gilberto Pezzin, e pela presidente do Observatório Social, Belonice Sotoriva, que agradeceram a participação dos artistas e o envolvimento das entidades neste pré-evento da Feira, bem como aos voluntários que auxiliaram na organização do projeto, desde a elaboração do edital, seleção das apresentações e organização de todo o cenário artístico. Gilberto Pezzin aproveitou para convidar a todos os presentes para participarem da Frinape 2015, que se realiza de 7 a 15 de novembro, no Parque da ACCIE.
Segundo Belonice Sotoriva, um dos programas de atuação dos Observatórios Sociais é educação para a cidadania, que tem como programa o Movimento Área Livre de Corrupção, que visa despertar nas pessoas o espírito de patriotismo e a consciência cidadã, resgatando valores e atitudes que compõem o senso coletivo de moralidade civismo e cidadania para construção de um Brasil melhor, tomando como bandeira o destaque e a valorização das boas iniciativas. O objetivo é sensibilizar, por meio de diversas atividades nos mais diferentes ambitos. A Rede de Observatórios está presente em 103 cidades, de 18 estados brasileiros.
Antes das apresentações, foi passado um vídeo institucional sobre o que fazem os Observatórios Sociais, e o mascote do projeto, o Lupinha, também deu o seu recado aos presentes. Participaram desta primeira edição as seguintes pessoas e entidades: Vocal e Instrumental Cecris; Academia Adrenalina, Faculdade da Experiência do Instituto Barão do Rio Branco, Grupo de Teatro Popular Geração Arte, Luana Dara Teixeira Kanopf, Grupo Ciranderê, Luiza Miguel Salvi representando o Instituto Barão do Rio Branco, Alan Bresolin, Ivanildo José Bresolin e Grupo de Canto Escola Barão do Rio Branco. O evento encerrou com um VT com o Hino da Cidadania e a presença, no palco, de todos os artistas que se apresentaram juntamente com os voluntários do Observatório Social.