Coletiva detalhou o que estará exposto na área voltada ao empreendedorismo
Uma coletiva realizada na manhã desta terça-feira, 20, com a gerente regional Norte Sebrae/RS, Silvana Berguemmaier, e a coordenadora do Salão do Empreendedor Sebrae/RS, Adriana Hartmann, detalhou para a imprensa como será o Salão do Empreendedor que integra a programação da Frinape 2015, que se realiza de 7 a 15 de novembro, no Parque da ACCIE. A abertura do evento foi feita pelo presidente da ACCIE e presidente Executivo da Feira, Claudionor Mores, e pelo coordenador geral das Comissões, Gilberto Pezzin, que deram as boas-vindas explanaram um pouco sobre como andam os trabalhos de organização da maior feira multissetorial do Norte do Estado. Também participou da coletiva o coordenador da Comissão de Empreendedorismo da Frinape 2015, Sidiclei Zanella.
Claudionor Mores informou que neste dia 20 estariam iniciando a montagem do Pavilhão 1. Ao anunciar que faltam somente 19 dias para o grande evento, o presidente da Frinape 2015 solicitou apoio aos representantes da imprensa para que ajudem na divulgação, imprimindo um clima positivo ao evento. Destacou como um dos principais eventos da programação a realização do Salão do Empreendedor, que visa o desenvolvimento regional e incentiva o empreendedorismo, além da Cidade da Cultura, que irá contar com 255 eventos (espetáculos e apresentações musicais), envolvendo mais de 3 mil artistas.
O Salão do Empreendedor foi apresentado pela gerente regional Norte Sebrae/RS, Silvana Berguemmaier, e pela coordenadora do Salão do Empreendedor Sebrae/RS, Adriana Hartmann. O evento é uma realização do Sebrae/RS em parceria com Sebrae Nacional, Associação Brasileira de Franchising (ABF), Banco do Brasil, Sicredi, Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), Ecomídia, Senai, Senac, Secretaris de Desenvolvimento Econômico de Erechim, Market Up, Buscapé e Google.
Segundo Silvana Berguemmaier, os objetivos do Salão do Empreendedor são estimular, por meio de capacitações, atendimento e espaços interativos, os novos negócios, abertura de empresas, inovação e competitividade; aliar experiências em negócios já oferecidas pela Frinape com o empreendedorismo. Segundo ela, em um só local o visitante terá oportunidades de contato com diversos segmentos e perfis empresariais, além de atividades em diferentes espaços específicos, entre eles franquias, indústria, equipamentos, agronegócio e varejo. Conforme falou, o conceito do Salão é envolver Informação, Conhecimento e Oportunidades de Negócio.
A coordenadora do Salão do Empreendedor do Sebrae/RS, Adriana Hartmann, chamou a atenção para necessidade de as pessoas se credenciarem para ter acesso ao Salão, sendo que isso poderá ser feito no site do Sebrae ou, mesmo, no local do evento. São esperadas mais de 10 mil pessoas no Salão do Empreendedor, que estará ocupando todo o Pavilhão 2 do Parque da ACCIE.
ATRAÇÕES DO SALÃO DO EMPREEDEDOR
Entre as atrações do Salão do Empreendedor estão Espaços Conceito Virtuais, onde o visitante poderá conhecer, virtualmente uma Loja Conceito, um Restaurante Modelo e uma Estufa Modelo.
Outro destaque é o Espaço Canvas, onde os visitantes poderão conhecer e desenvolver um modelo de negócio Utilizando a metodologia Business Model Canvas, os empreendedores sairão preparados para a construção de modelos mais sólidos de negócio, pois possibilita testar várias possibilidades de empreendimento de forma rápida e prática.
Ainda haverá atendimento de mais de 80 técnicos do Sebrae de todo o Estado, que estarão em Erechim, orientando desde a abertura de empresas, prestando assessoria em Gestão Empresarial, informações sobre cursos e consultorias, alteração cadastral e baixa do MEI, acesso ao Crédito e soluções Sebrae: Começar bem, Na medida, SEI, No campo, Sebrae Mais. Na Arena Empreendedora haverá Inovação e Tecnologia, Educação Empreendedora e Biblioteca Interativa.
Haverá espaço de capacitações, com 80 atividades distribuídas nos nove dias de programação para um público estimado em 2 mil pessoas. Serão três salas de oficinas disponíveis: Beleza e estética (entre elas técnicas de maquiagem e manicure); Informática (redes de computadores e hardware), essas duas promovidas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Simuladores de Solda e Máquinas Pesadas, idealizada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Entre as palestras, a programação oferece os temas de estilo pessoal, coaching com foco na formação de líderes, e a sucessão de negócios familiares no campo.
No dia 12 de novembro, uma solenidade, à noite, fará a entrega, em nível estadual do Prêmio Mulher de Negócios.
Entre os atrativos para os jovens estão o Desafio Cavaletti-FAE-Barão: automação industrial para inspeção de peças seriadas; o Desafio de Robótica Sebrae Marista, em duas modalidades de competição: Lego e Arduino; o Desafio de Moda e várias outras atividades.
Serão ainda desenvolvidas duas oficinas 3,2,1 Startups, Oficina que proporcionará aos empreendedores entendimento sobre metodologias de alto impacto em escala exponencial, modelando ideias de negócio com conceitos como o 6D: digitalizado, dissimulado, disruptivo, desmaterializado, desmonetizado e democratizado.
O espaço ainda contará com a Biblioteca Interativa Sebrae – BIS, que trata-se de um adesivo estilo “Papel de Parede” que simula uma estante de biblioteca com documentos digitais que foram selecionados pelos especialistas do SEBRAE sobre quatro temas: Mercado e Finanças; Comércio e Serviços; Inovação e Tecnologia; e Agronegócios. Cada “livro” desta estante tem um QRCode que, através de um leitor de QRCode no smartphone ou tablet, disponibiliza o documento instantaneamente para o cliente SEBRAE. São mais de 190 publicações de qualidade disponibilizadas com acesso gratuito e a um baixo custo de implantação.
Oportunidades de Negócio:
PEGN
– 30 Oportunidades de negócio + Atendimento de nossos técnicos especializados para orientação e elaboração do plano de negócios dos clientes;
Expositores
19 Empresas de franquias, 5 Comércio, 4 de Agronegócio e 4 da Indústria
Central de Oportunidades:
É uma ferramenta de aproximação comercial do Sebrae entre fornecedores e compradores. Os fornecedores podem anunciar produtos e serviços para todo o país com maior visibilidade e qualificações para sua empresa. Através de uma rede de negócios sólida e segura, os compradores podem encontrar empresas avaliadas pelo Sebrae que atendem a demandas dos diversos segmentos da economia. Todo o processo é feito online, de forma rápida e gratuita.
Patrocinadores e Acesso a Redes Sociais
Os parceiros SENAC, SICREDI e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim estarão fazendo a divulgação dos serviços disponíveis para micro e pequenas empresas ou para quem deseja abrir seus negócios, aperfeiçoar ou ainda expandir.
O parceiro MarketUP fará a divulgação do seu sistema de gerenciamento que atende diversos tipos de seguimentos. Com esta ferramenta, o empresário terá todas as informações necessárias para analisar o desempenho da sua empresa de forma rápida e segura.
O QIPU divulgará o seu aplicativo para o sistema Android e iOS voltado para empreendedores individuais brasileiros gerenciarem e terem total controle sobre as finanças da empresa através do celular. O serviço é gratuito e fácil de usar.
E, por último, o patrocinador Banco Brasil, levando toda a sua gama de produtos para micro e pequenas empresas.
Rodadas de Negócio:
É uma ferramenta que o SEBRAE/RS disponibiliza para a promoção de micro e pequenos negócios. Em encontros previamente agendados, as empresas negociam seus produtos e serviços, além de estabelecerem novas parcerias, envolvendo interesses recíprocos. Esta é uma oportunidade de estreitar laços comerciais e colocar a sua empresa diretamente em contato com potenciais compradores e vendedores.