Durante a solenidade também foram apresentadas as 17 candidatas ao título de Rainha e as Princesas Étnicas e Prenda
O Auditório do Polo de Cultura foi palco do Lançamento Oficial das Frinape 2015, que tem como slogan: a Feira que nos une. Promovido pela Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, juntamente com a Prefeitura de Erechim e a Associação dos Municípios do Alto Uruguai, o evento, realizado na noite de quinta-feira, 30, também contemplou a apresentação das 17 candidatas que concorrem ao título de Soberana da Frinape 2015 e das princesas étnicas que integrarão a Corte. A Frinape 2015 acontece em Erechim, de 7 a 15 de novembro, no Parque da ACCIE. Durante a solenidade foram anunciados os homenageados da Frinape 2013: Mário Cavaletti, Deoclécio Corradi e Jaci De Lazzari e o Patrono será Maximino Tormen.
Na oportunidade, o presidente da ACCIE, Claudionor Mores, justificou a importância da realização da Frinape 2015, bem como a convicção dos organizadores em promovê-la. Iniciou fazendo uma retrospectiva das edições anteriores, e após um vídeo com as últimas feiras, foi categórico ao afirmar que “interromper essa história é impossível”. Claudionor defendeu um projeto de desenvolvimento compartilhado na região, respeitando as iniciativas e independência de cada município e empresário, mas trabalhando em conjunto para conquistar melhor infraestrutura, logística e comunicações. Mas, acima de tudo, segundo Claudionor, é uma oportunidade para mostrar e reconhecer o projeto de desenvolvimento regional e de criar espaços para despertar novos negócios e novas oportunidades de emprego e renda.
De acordo com Claudionor, a Frinape 2015 deverá servir como motivadora para abrir novas visões, despertar vocações, negócios, oportunidades para gerar mais empreendimentos, mais empregos e renda. Ao mesmo tempo, o presidente da ACCIE e presidente Executivo da feira disse concordar que é hora de prudência, de economia , de reestruturação, de novos planos, de mais controle e até mesmo de reduzir, mas parar jamais. Explicou ainda porque não poderia haver o adiamento do evento: pelos projetos de incentivo fiscais à cultura que tem prazo para realização até dezembro, por respeito à maioria que queria a Frinape neste ano, conforme pesquisa realizada, pela parceria público-privada, por ser um mês mais adequado para exposição de animais, questões agrícolas e comerciais, não coincidência com datas de feiras próximas e regionais, e por ser, 2016, um ano de eleições que geram dificuldades operacionais, entre outras razões.
Claudionor Mores destacou que os objetivos da Frinape 2015 são auxiliar na construção da união regional promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região e servir de referência para aproximar pessoas, lideranças e instituições num alinhamento multissetorial, multipartidário, público e privado. Outro foco é despertar oportunidades para os jovens empreendedores, espaço para exporem suas ideias e sonhos; para os pequenos e médios empresários encontrarem oportunidades de crescimento; para todos divulgarem suas marcas, seus produtos e serviços; realizarem bons negócios, boas compras, boas vendas com preços especiais e de feira; gerar oportunidades de crescimentos para as pequenas e médias empresas; para estimular o comércio local; divulgar oportunidade de novos empreendimentos e conhecer novas tecnologias; apresentar inovações tecnológicas de processos industriais e comerciais/serviços; apresentar inovações tecnológicas no agronegócio, que melhorem a qualidade e produtividade da produção rural; conhecer projetos empresariais com sustentabilidade. Além disso, a feira ainda visa entretenimento e lazer para as pessoas com a Cidade da Cultura, shows, atrações diversas e oportunidades artísticas levando em consideração a diversidade, entre outras. Para Claudionor, “a Frinape 2015 é a grande oportunidade das pessoas de Erechim conhecerem melhor as realizações e potencialidades da nossa região e para as pessoas da região conhecerem um pouco mais de Erechim”, concluiu.
O presidente da AMAU, Milton Cantele, parabenizou os envolvidos pela coragem, determinação, sentimento de coletividade e de desenvolvimento regional e, acima de tudo, pela ousadia na realização de mais uma edição da Frinape, apesar das dificuldades que o país está enfrentando. Destacou também o sentimento de respeito à história dos que antecederam esta iniciativa, em 1966, quando da primeira edição do evento, com o objetivo de expor o potencial da região, no que tange às riquezas produzidas pela indústria, comércio, serviços, agropecuária, cultura, gastronomia, promovendo o desenvolvimento regional.
O prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, definiu o momento como ímpar, pois diante do cenário de incertezas, os empresários e poder público se unem para mostrar sua força em um evento que é referência regional há 49 anos. Segundo ele, “apesar das pressões, a histórica parceria com a Accie se mantém porque negócios, cultura e conhecimento estarão disponíveis em nove dias do evento, fato que não tem preço, mas tem valor”.
O coordenador geral das Comissões, Gilberto Pezzin, fez a apresentação do conceito da nova marca, que está centrado nas palavras: união, diversidade, entretenimento, cultura, negócios, empreendedorismo, inovação, tecnologia e sustentabilidade. Reforçou que o slogan permanece o mesmo da edição de 2013: a Feira que nos une, pois nada melhor que este para representar uma convergência e união de potencialidade de toda a região.
Conforme mostrou Pezzin, a Frinape 2015 terá espaço exclusivo para empreendedorismo, tecnologia e inovação; novo pavilhão da Agricultura Familiar; novo espaço para o Agronegócio – Fenagro; nova estrutura para a Fenamate; nova praça de alimentação e novo espaço para os grandes shows, parcialmente coberto.
Serão mais de 400 espaços (estandes internos e externos) onde os expositores terão oportunidades para fazer negócios, prover venda direta com preços especiais e fazer a divulgação de suas marcas, produtos e serviços.
FENAGRO (Feira Nacional do Agronegócio)
- Tecnologias no plantio (qualidade e produtividade) – Preparo de solos – Variedades de cultivares – Insumos agrícolas – Máquinas e equipamentos para agricultura de precisão
- Área destinada ao plantio
- Expositores
- Instituições de pesquisa
- Eventos Técnicos FENAGRO (Feira Nacional do Agronegócio)
- Tecnologias com Animais (qualidade e produtividade) – Genética – Nutrição – Manejos – Morfologia
- Exposição de bovinos de corte, de leite, suínos, caprinos, ovinos e aves.
- Exposição de Cavalos Crioulos
- Expositores
- Instituições de pesquisa
- Eventos Técnicos
AGRICULTURA FAMILIAR
- Produção e comercialização da agricultura familiar
- Cooperativismo
- Restaurante colonial
- Ciência e tecnologia
- Eventos técnicos
EMPREENDEDORISMO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
- Salão destinado a:
– Jovens empreendedores
– Oportunidades
– Crescimento
– Rodadas de negócios
– Conhecimento
– Gestão
– Criatividade
– Emprego e Renda
- PEGN
- Arena Empreendedora
- Franquias
- Rodadas de Negócios
- Startups
- Games
- Desafio de Robótica
- Canvas (modelos de negócios)
- Palestras e cursos
- Entrega do prêmio mulher de negócios Instituições participantes: SEBRAE, SENAI, SESI, SENAC, SESC, universidades, institutos técnicos.
Principais atrações da Cidade da Cultura
- Emmerson Nogueira
- Buenas e M’espalho
- Nenhum de Nós
- Gravação do Galpão Crioulo
ESPORTES
- Copa de tênis de mesa
- Rústica noturna
- Gaúcho de enduro de regularidade
- Trilha de Jipes
- Corrida cross country
- Campeonato de xadrez
- Passeio ciclístico
- Torneio de tênis
ENTRETENIMENTO
- Festival de Balonismo
- Helicóptero
- Parque de diversões