Frinape
Programação Eventos Shows
Mídia
Notícias
Imprensa
Contato

NOTÍCIA

Lançado regulamento do Pré-Evento da Frinape 2015, Cultura a Serviço do Cidadão

Poderão se inscrever para apresentação espetáculos de canto, dança, música, teatro, artes e outras expressões artísticas

 

Foi lançado, na manhã desta terça-feira, 18, o regulamento do Pré-Evento Frinape 2015, Cultura a Serviço do Cidadão, que acontecerá no dia 20 de outubro, no Centro Cultural 25 de Julho. A iniciativa é uma promoção da Frinape e do Observatório Social de Erechim com o objetivo de despertar, através da cultura, o espírito de patriotismo e consciência cidadã, destacando valores e atitudes que compõem o senso coletivo de moralidade, civismo e cidadania, para construção de um Brasil melhor. A proposta é envolver artistas e sociedade num conceito coletivo de boas práticas a serviço da cidadania.

A abertura do evento foi feita pelo Coordenador Geral das Comissões, Gilberto Pezzin, que deu as boas-vindas e falou da parceria para o desenvolvimento do projeto, e a apresentação do regulamento foi feita pela presidente do Observatório Social, Belonice Sotoriva, no Polo de Cultura. Segundo ela, o objetivo do Pré-Evento é promover a apresentação de diversas atividades artísticas que abordem civismo, patriotismo e a correta aplicação dos recursos públicos como forma de incentivar o protagonismo de transformação do Brasil em um país melhor.

O Coordenador Geral das Comissões, Gilberto Pezzin, fez a abertura do evento.

O Coordenador Geral das Comissões, Gilberto Pezzin, fez a abertura do evento.

De acordo com Belonice, o “Artista Cidadão”, que é um dos programas de atuação dos Observatórios Sociais, busca estimular a sociedade a refletir sobre questões que envolvem o bem comum; contribuir para que as relações pessoais, comerciais e de governo sejam construídas sobre as bases da honestidade e da integridade; digulvar os trabalhos dos artistas locais; tornar os cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade; e promover maior engajamento entre o Observatório Social de Erechim, parceiros e artistas.

O projeto “Artista Cidadão” incentiva as pessoas de qualquer idade a desenvolverem com criatividade, seja uma música, dança, pintura, poesia, peça teatral,  ou qualquer outra demonstração artística sobre o tema: ”Cultura a Serviço do Cidadão”, e que reflitam sobre assuntos que abordam civismo, patriotismo a correta aplicação dos recursos públicos.

Podem se inscrever artistas e entidades culturais, sendo que a criação artística poderá ser individual ou coletiva, sem limites de personagens e participantes, permitida a inscrição de mais de um projeto por CPF ou CNPJ. A ficha de inscrição deve ser entregue no Observatório Social até o dia 30 de setembro, onde expressamente declaram e consentem com a participação de forma gratuita e autorizando o uso de imagem. Quando espetáculo terá duração máxima de 30 minutos. Todos inscritos receberão certificado de participação. O Regulamento do Projeto Artista Cidadão pode ser consultado neste link.

 

OBSERVATÓRIO CULTURAL

Belonice Sotoriva, Presidente do Observatório social de Erechim

Belonice Sotoriva, Presidente do Observatório social de Erechim

O Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

De acordo com a presidente, Belonice Sotoriva, através do Observatório Social a sociedade passa a atuar: nas áreas de Gestão Pública – Licitações, Cargos em Comissão, Convênios, Obras, Processos, Estoques e Câmara Municipal; Educação Fiscal – palestras, concurso de redação, Semana da Cidadania, Feirão do Imposto, Teatro / fantoches e Parcerias institucionais; Ambiente de Negócios – Capacitação das MPEs para que participem das licitações, Divulgação das licitações e Cadastro gratuito para empresas; Transparência – Portais da Transparência, Capacitação dos Conselhos, Indicadores da Gestão Pública e Relatórios Quadrimestrais.

 

Confira o cronograma de atividades:

Inscrições no Observatório Social de Erechim Até 30 de setembro de 2015
Entrega para exposição das peças no C. C. 25 de Julho No dia 20/10/2015 das 9h às 12 h.
Apresentações da Comunidade Escolar No dia 20 de outubro das 14h às 17 horas.
Apresentação da Comunidade em Geral No dia 20 de outubro das 19 às 22 horas.