Frinape
Programação Eventos Shows
Mídia
Notícias
Imprensa
Contato

NOTÍCIA

Accie e Junior Achievement firmam parceria e iniciam Programa Miniempresa em duas escolas de Erechim

Início do projeto foi através de sensibilização e capacitação de voluntários

A Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim – Accie – firmou parceria com a Junior Achievement, a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e empreendedorismo do mundo, visando a implantação do Programa Miniempresa em duas escolas de Erechim: o Instituto Barão do Rio Branco e a Escola Estadual Sidney Guerra. Considerado o “carro-chefe” da organização, o Miniempresa proporciona aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência em economia e negócios na operação de uma empresa estudantil. “Com esta parceria, estamos totalmente alinhados com o valor do empreendedorismo e de desenvolvimento de pessoas, e pretendemos também contribuir para a formação de futuros novos talentos de Erechim”, afirma o diretor Jovens Empresários da Accie, Sideclei Zanella. Segundo ele, o Junior Achievement é um programa consolidado e que forma milhares de jovens todos os anos. “O nosso desafio, como Accie e como patrocinadora do Programa, é interagir com os adolescentes e prepará-los para a realidade do universo empreendedor”, explica Sideclei.

Lançamento Programa Miniempresa

O Programa teve início no dia 13 de agosto, através da capacitação dos voluntários que foram convidados especificamente para atuarem no Programa Mini Empresa. O encontro foi no Instituto Barão do Rio Branco e quem ministrou a capacitação foi a representante da Junior Achievement de Porto Alegre, a gestora de programas Patrícia Raquel Konig. Ela apresentou a organização, que foi fundada em 1919 e está presente em 120 países do mundo, sendo que no RS iniciou em 1994, com o objetivo de despertar o espírito empreendedor dos jovens ainda na esocla, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho. Segundo ela, o aprendizado é realizado na prática. Em seguida, os voluntários foram capacitados a depois desenvolverem na escolas o programa, ou seja, eles serão os consultores de uma miniempresa estudantil, desenvolvendo suas habilidades de trabalho em grupo, motivação, liderança e gerenciamento, através da iniciativa. Poderão participar no mínimo 25 estudantes e no máximo 35.

SOBRE O PROGRAMA MINIEMPRESA

Proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h30min, realizadas na própria escola. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. É um programa acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste projeto, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.

Voluntários do Programa Miniempresa